quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vejo o mundo



SUAS MÃOS ME OPORTUNIZAM NOVOS OLHARES!

Autora: Intérprete Larissa de Abreu

Formação Intermediária de Libras turma I


Aconteceu no dia 27 de outubro mais um encontro da Formação para intérpretes de Libras nível intermediário, na SED. Nosso grupo tem avançado em algumas discussões sobre o papel do intérprete educacional.Reconhecemos as dificuldades que é atuar em sala com colegas professores do ensino regular que muitas vezes não tem se disposto para uma socialização em relação ao aluno surdo, assim tem sobrecarregado o trabalho das intérpretes. Quero elencar as falas e assim deixar um espaço para que possamos refletir sobre melhorias em relação ao desenvolvimento do trabalho do intérprete educacional.Boa Reflexão!
* O professor do ensino regular se sente "invadido", "observado" com a presença do intérprete.
* O professor do ensino regular precisa de um momento de estudo para poder entender como é a aprendizagem do aluno surdo.
* O intérprete deve responder pelo processo de ensino aprendizagem do aluno surdo, pois ganha o mesmo salário do professor e só tem um aluno.
* Por que eu professor preciso aprender a falar em Libras, ele lê meus lábios.
* É dificil trabalhar em um lugar que não se tem apoio, posso sentar ao lado do professor para ajudá-lo, mas o mesmo se opõe a discutir seu planejamento e adaptá-lo para melhor atender a realidade.
* Os professores acham fora da realidade a discussão sobre inclusão e adaptações.
* Os professores entregam as atividades para todos os alunos e depois questionam ao intérprete o que poderia ser feito.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Avanços para os intérpretes






O município de Sinop a partir do ano de 2008 estrutura a "Normativa de atuação do professor intérprete de Libras", sendo esta uma das medidas que vem constribuir significativamente na mobilização escolar, revendo posturas e dando garantias para melhor atuação dos intérpretes.


INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 001/SEC/2008
DATA: 18 de agosto de 2008
SÚMULA: estabelece critérios para atuação do Profissional de Educação,
Professor Intérprete de Libras, na Rede Municipal de Ensino.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no uso de suas atribuições legais, e atendendo especialmente o que dispõe o DECRETO FEDERAL 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

RESOLVE:

Art. 1º - Estabelecer critérios para a atuação do Profissional de Educação, Professor Intérprete de Libras, na Rede Municipal de Ensino.

Art.2º - Ao profissional de Educação, Professor Interprete de Libras, entende-se que deve:


I - Ter uma postura profissional disciplinar e consciência de seu papel; ter estabilidade emocional ou buscar desenvolvê-la.

II- Reconhecer a necessidade para o seu desenvolvimento profissional, o intérprete deve se agrupar com colegas profissionais com propósito de dividir novos conhecimentos e desenvolvimentos, procurar compreender as implicações da surdez e as necessidades particulares da pessoa surda alargando sua educação e conhecimento da vida, e desenvolver suas capacidades expressivas e receptivas em interpretação e tradução (código de ética dos intérpretes)

III- Considerar que o espaço da sala de aula pertence ao professor e ao aluno e que a liderança no processo de aprendizagem é exercida pelo professor, sendo o aluno de sua responsabilidade.

IV- Ter acesso antecipado aos conteúdos específicos de cada disciplina a serem trabalhadas pelo professor titular, com o objetivo de facilitar junto ao mesmo, as adaptações.

V- Garantir ao intérprete o acesso antecipado aos conteúdos para a efetiva compreensão e interpretação.

VI- Assegurar a participação em grupos de estudos e formação continuada específicos para avaliações e aquisições de novos sinais.

VII- Permitir-se rever posturas e novas adequações na atuação prevista nesta normatização.

VIII- Garantir 2(duas) horas/aulas semanais por período, para adaptações de atividades desenvolvidas com o professor regente.

Art. 3º Esta Instrução Normativa entra em vigor a partir desta data, revogando-se as disposições em contrário.

GABINETE DA SECRETÁRIA MUNICIPAL
SINOP, ESTADO DO MATO GROSSO.
Em 18 de agosto de 2008


ROSA OLIVA DE ALMEIDA
Secretária Municipal de Educação e Cultura

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Homenagem a Você Intérprete de Libras


Ser Intérprete

Ser intérprete é ser o outro e assim mesmo não deixar de ser você.
Nos momentos de “detentor da informação”, marcar a vida de ALGUÉM que vê em suas mãos a oportunidade de compreender, de ser, de existir, em meio ao silêncio... persistir.
Mesmo sem gratidão, nas entrelinhas de um sorriso, um abraço, um beijo nos faz entender que somos uma ponte entre esses dois mundos, por isso sempre: SER INTÉRPRETE

Autora: Larissa de Abreu

Intérpretes de Libras


LIBRAS como instrumento de inclusão


A diversidade é uma oportunidade para novos aprendizados, pois a partir do momento que aceitamos as diferenças também percebemos nossas limitações. (saberes e práticas da inclusão/ MEC 2006)


A diversidade linguística cultural expressada pelos alunos surdos é um fator gerador de novas políticas educacionais, sendo o decreto lei 5.626/05, um marco no reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS como meio legítimo de comunicação dos indivíduos considerados surdos.
Com a inclusão desses alunos nas escolas da Rede Municipal de Ensino, surge a necessidade de suportes linguístico-pedagógicos como instrumentalização para os professores nas suas interferências diárias, assim a SED, através do Departamento de Formação Continuada oferece a formação em LIBRAS em três níveis distintos.
O nível básico conta com a participação de 40 professores e têm o objetivo da prática de vocabulários, com encontros semanais nas terças-feiras no horário das 17:30 às 19:30 hs na SED. Os níveis intermediário e avançado, dos quais participam 20 profissionais, contemplam professores que atuam como intérpretes educacionais no ensino regular. Professores que trabalham nas salas de recursos e na sala de estimulação precoce também participam da formação que acontece quinzenalmente, sempre às segundas-feiras na SED e EMEB Centro Educacional.

Larissa Letrari Borges de Abreu
Intérprete de Libras/ SED





Formação nível Básico de Libras / SED



Formação nível intermediário de Libras/SED

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Jacinta e Larissa

Olá hj iniciamos nosso blog aguardem as novidades