quarta-feira, 18 de novembro de 2009

AEE x Intérprete Educacional

"A Educação Especial parte de um princípio: O reconhecimento e a valorização das diferenças humanas e a valorização da diversidade" AEE (Decreto 6.571 17/09/08






O Intérprete educacional na proposta do AEE representa uma medida de acessibilidade para os alunos surdos, no entanto o que temos vivenciado na prática escolar demonstra que o intérprete não é garantia de sucesso na aquisição dos conhecimentos acadêmicos, tão pouco assegura a permanência dos alunos nas escolas, entendemos então que não se esgota nestes profissionais as medidas inclusivas para os alunos com surdez.
Em nossos encontros de formação continuada, nível intermediário de Libras, buscamos assegurar momentos reflexivos,incentivando as intérpretes a terem estudos com os professores do ensino regular concernentes as metodologias, garantindo respostas significativas, sendo essas aplicavéis a proposta de adaptação curricular no contexto de cada EMEB.Entendemos que a inclusão dos alunos com surdez exigirá empenho de todos os envolvidos, para que estes educandos possam ter independência e exerçam suas cidadania de uma maneira segura, livres de descréditos e preconceitos.

Este é um resumo da formação continuada em Libras que aconteceu dia 17/11/09 na SED